Saúde

Problemas respiratórios

Em relação à sua saúde, a raça apresenta dois pontos críticos bem conhecidos: a sua respiração e a sua coluna vertebral.
Os problemas respiratórios são os comuns a todos os braquicéfalos (raças de focinho achatado), pois o encurtamento da face conduz, frequentemente, a um alongamento do véu palatino, assim como a narinas muito estreitas. Muitos ressonam de uma forma ruidosa, mas isso não é forçosamente motivo de preocupação.
O problema torna-se muito sério se o cão fica facilmente ofegante, se apresenta corrimento nasal e não possui resistência alguma a esforços e ao calor. Nestas situações deve ser imediatamente acompanhado por um veterinário.
É muito importante nunca deixar o seu animal exposto a temperaturas elevadas, mesmo por pouco tempo. Devido à conformação do seu focinho, o Bouledogue Francês tem uma menor capacidade de regular a sua temperatura corporal quando exposto a temperaturas elevadas.
Por isso, os chamados “golpes de calor” podem ocorrer se não se tiver especial atenção a isso. Esta situação pode levar à morte do animal.
Durante o seu transporte verifique sempre o arejamento da transportadora em que o animal viaja e dê-lhe água várias vezes durante a viagem. Nunca o deixe exposto ao sol ou fechado dentro do carro sem vigilância.

Problemas dorsais

Os problemas dorsais representam outro dos fatores de risco a ter em conta. Quando a sua coluna vertebral é submetida a um efeito de compressão, pode ocorrer um envelhecimento precoce dos discos intervertebrais e provocar o aparecimento de hérnias discais.
Para prevenir esta patologia, devemos evitar esforços como saltar e subir escadas, a animais com problemas dorsais.

No dia-a-dia

Para além dos dois aspetos explicados, a raça não apresenta outras fragilidades significativas. Os olhos e ouvidos raramente são preocupação e as patologias cardíacas são raras. Relativamente a problemas digestivos, quando alimentados com alimentação seca de qualidade, raramente acontecem.
É de assinalar que o tempo médio de vida do Bouledogue Francês é cerca de 12 anos, sendo frequente ver exemplares ultrapassar esta idade.

Necessidades de exercício

O Bouledogue Francês não pode efetuar demasiado exercício físico. Devido à conformação do seu crânio, a sua resistência ao exercício intenso e prolongado está diminuída. Precisam, de facto, de um exercício diário ligeiro, preenchido por um passeio e por jogos com brinquedos.
Por último, é muito importante referir que é um péssimo nadador! Por isso, a presença de água nas proximidades representa sempre um perigo e requer toda a nossa atenção.